terça-feira, 26 de agosto de 2008

Revolução Industrial na Literatura


''O Realismo é uma reação contra o Romantismo:o Romantismo era a apoteose do sentimento;-O Realismo é a anatomia do caráter.É a crítica do homem.É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos -para condenar o que houve de mau na nossa sociedade.''(Eça de queirós)

Baseava-se na filosofia de que só as leis da natureza são válidas para explicar o mundo e de que o homem está sujeito a um inevitável condicionalmente biológico e social.As obras retratam a realidade de forma ainda mais objetiva e fiel do que no Realismo .Por isso,o naturalismo é considerado uma radicalização desse movimento.Nas artes plásticas não tem o engajamento ideológico do Realismo mas na literatura e no teatro mantém a preocupação com os problemas sociais.Nesse sentido,a literatura ganha o papel de denunciadora do que havia de mau na sociedade.
Os realistas-naturalistas são marcadamente contra a igreja ,que apontam como defensora de ideologias ultrapassada,como por exemplo,a monarquia.Também criticam acirradamente a burguesia que encarna o status romantico em geral.
A literatura passou a revelar a face do cotidiano massacrante,do amor adúltero,da falsidade e do egoísmo humano,da impotência do homem comum perante os poderosos.
O Realismo surge nesse contexto,tem como marco inicial a publicação do romance Madame Bovary,em 1857,na França.Essa obra tem como tema a mediocridade da vida burguesa.
O Realismo exprime o conflito entre o indivíduo e o mundo,os sonhos e a vida real;revela todas as circunstâncias do momento histórico em que foi produzido.
(ESCRITO POR MIRIAM PIMENTA E YULAINE FERRAZ)

Nenhum comentário: